10 dicas para viajar de avião com um cachorro

Para muitas pessoas viajar sem seus pets pode ser uma tarefa impossível, certo? Por isso, resolvi contar 10 dicas para viajar de avião com um cachorro. São vários detalhes que precisamos estar atentos para que não coloquemos a nossa vida, e nem a de outros humanos, em risco.
Se seguirem essas dicas com certeza poderemos viajar junto com vocês para onde quiserem, portanto, dá só uma olhada.

10 Dicas para viajar de avião com um cachorro

Segurança, comodidade e a companhia de seu pet são imprescindíveis na hora da sua viagem? Então essas 10 dicas para viajar de avião com um cachorro serão muito úteis.

Vacinas em dia

É muito importante que o seu cãozinho esteja vacinado na hora do embarque, e que tenha mais de três meses de idade. Fêmeas grávidas também não são permitidos no avião.

Cachorros braquicefálicos

Nunca leve seu cãozinho braquicefálico ou de focinho achatado. O motivo é que, eles podem sofrer com insuficiência respiratória devido às suas pequenas narinas.

País de destino

Checar as leis do país do seu destino final é de extrema importância. Afinal, eles podem exigir que seu pet tenha ficado em quarentena, para evitar a transmissão de doenças.

Como seu cãozinho será transportado?

Há três formas de viajar de avião com um cachorro. Ele pode ir com você na cabine e em uma caixa debaixo do banco; pode ir como carga especial em um ambiente climatizado e próprio a ele; ou ele pode ir no porão, apenas, como carga viva.
Sempre entre em contato com a companhia aérea para solicitar maiores informações.

Taxa para embarque

As companhias aéreas cobram uma taxa fixa para embarcar o seu cão. Sempre consulte os valores antes do embarque para que não haja surpresas. Os valores variam entre R$90,00 a R$400,00.

Kennels

O uso de kennels é indispensável para viajar de avião com um cachorro. Esse é o transporte mais seguro que o seu pet terá. As exigências são que o animalzinho consiga girar em 360º em volta de si.
O problema é que, o tamanho do kennel dependerá do tamanho do seu animal. E a companhia aérea pode limitar o tamanho máximo para o transporte.

Voos nacionais

Para viajar de avião com um cachorro no Brasil, basta apresentar a carteira de vacina atualizada, e um atestado do seu veterinário de não possua doenças.

Confirmação para a viagem

Quanto mais rápido você apresentar a carteira de vacina, que garanta que o seu cãozinho não possui doses atrasadas de raiva, mais rápido o documento permitindo o embarque, vai sair. Pode haver demora de até 90 dias, se comprovar atrasos nas vacinas.

É necessário CZI para viagens no Mercosul?

O CZI – Certificado Zoosanitário Internacional – não é exigido para viajar de avião com um cachorro. Só a carteira de vacina já permite a sua entrada com o pet no país.

CZI para viagens internacionais

Esse documento é importante para todas as suas viagens internacionais com o seu cão. Ele atesta que o seu pet não possui doenças e se encaixa nos padrões exigidos pela companhia aérea para o seu embarque.
Esse documento é emitido pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, mais próximo do aeroporto que você irá embarcar.

Você e seu pet nas alturas

Como você deve ter percebido, as dicas que separei não são difíceis de serem seguidas, concorda?

Portanto, buscar informações junto às companhias aéreas e manter as vacinas do seu pet sempre em dia é muito importante. Espero que essas 10 dicas para viajar de avião com um cachorro tenham ajudado todos aqueles que estão prestes a subir nas alturas com o seu pet.