Triturar, moer e mastigar ossos ou petiscos para limpeza bucal certamente ajudam a raspar o tártaro dos dentes, mas nada é tão eficaz como escovação regular e limpeza dental.
Aqui estão 8 razões para que você faça algo sobre a saúde bucal do seu cão
- 80% dos cães (gatos também) têm algum grau de doença periodontal pelos dois anos de idade. Isso é definido como inflamação que afeta qualquer das estruturas que suportam os dentes – as gengivas, as raízes, o osso ao redor das raízes ou os ligamentos periodontais que ancoram as raízes para os maxilares.
- Os mesmos processos biológicos que acontecem em nossas bocas acontecem na boca dos nossos cães. Isto é, um biofilme bacteriano cobre a superfície dos dentes. Permanecendo inalterado por 72 horas, este filme calcifica, transformando-se em uma camada de cimento-duro – ainda que microscopicamente fina sobre os dentes. Com o passar do tempo, centenas dessas camadas se acumulam em cima umas das outras, resultando naquele amarelado nos dentes dos nossos cães chamado placa. Quando você vê a placa, pense em centenas de camadas de concreto bacteriano!
- A escovação regular interrompe este biofilme e pode prevenir ou reduzir a acumulação do cálculo (também chamado de placa). Manter a placa sob controle significa dentes mais saudáveis, a longo prazo.
- Limpeza dental sem sedação, enquanto eficaz na remoção de placas visíveis em um cão, não abordará o acúmulo de cálcio sob as gengivas onde ocorre a maior parte da doença periodontal. Se os dentes não estiverem sendo polidos após a limpeza, as microplaquetas e os riscos microscópicos criados pelos instrumentos de limpeza criam a base para o cálculo retomar a acumulação ainda mais rapidamente. Ganho de curto prazo pode igualar dor de longo prazo!
- Placa é como cimento cheio de bactérias. Estas bactérias causam inflamação e infecção das gengivas, recessão gengival e destruição óssea em torno das raízes nos dentes. Gengivite e perda de massa óssea resultam em dentes soltos. Os dentes soltos são dolorosos. Ponto.
- As bactérias podem entrar na corrente sanguínea através de gengivas inflamadas e causar danos em outras partes do corpo. Pense placas sobre as válvulas do coração, bem como sobre o sistema de filtração nos rins, entre outros lugares.
- Nossos cães são muitas vezes “orgulhosos” o bastante para não demonstrar que seus dentes estão causando dor. Podem, entretanto, nos dar pistas como não puxar tão vigorosamente os seus brinquedos. Virando a cara para a ração, mostrando uma preferência para alimentos macios, ou esfregando seu rosto aliviar o desconforto. Se o seu cão tem mau hálito e dentes escuros, faça uma consulta ao seu veterinário para um exame de saúde oral.
- Muitos cães de raça pequena têm uma predisposição à doença periodontal. Yorkies, Dachshunds, Schnauzers, Chihuahuas e outros todos têm uma tendência para desenvolver doença periodontal significativa em uma idade jovem. Se você tem uma dessas raças e não escova os dentes diariamente, cuidado. Você deve ver o seu veterinário, pelo menos, duas vezes por ano para um exame odontológico.
Adaptado de http://moderndogmagazine.com/articles/8-reasons-you-should-get-your-dogs-teeth-cleaned/78053