Todos nós sabemos que doar sangue pode salvar mais de uma vida, não é? Mas, em se tratando de animais, a doação de sangue de cães, pode igualmente, salvar a vida de outros animais.
Embora pareça estranho, a doação de sangue de cães está sendo bem solicitada pelos veterinários. Isso é um ato de amor.
Nesse artigo, decidimos contar-lhe e alertá-lo quanto a necessidade da doação de sangue de cães. Afinal, muitos desses animais são atropelados ou sofrem algum dano, e precisam de mais sangue para sobreviver.
A primeira transfusão de sangue canino ocorreu em 1665. Após isso, os veterinários começaram a requerer doadores para ajudar ONG’s e SOS a salvar vidas caninas.
Todo tipo de acidente que envolve queimaduras, atropelamentos e corte, exigem mais sangue para a recuperação e sobrevivência.
Mas, antes do seu cão chegar ao processo de extração de sangue, ele passará por todos os exames requeridos. É apenas um meio de prevenir que o seu cãozinho não passe doenças e infecções para outros cães em recuperação.
Requisitos para doação de sangue de cães
Para realizar a coleta de sangue do seu cãozinho, ele deve passar por uma triagem para diagnosticar se ele está apto para a doação ou não.
Os requisitos são os seguintes:
- Ser calmos (no dia a dia);
- Ser saudável;
- Possuir peso superior a 30 kg;
- Ter a idade entre 1 a 8 anos;
- Não possuir doenças infecciosas;
- Devem estar com as vacinas atualizadas;
- Não devem ter tomado medicamentos em até 1 semana antes da doação;
- Não possuir histórico de doenças graves, como doenças de carrapatos, e nem ter tido carrapatos em um período de até 1 ano;
- Não pode apresentar sopro cardíaco ou dificuldades respiratórias;
- Não ser obeso;
- Não ter recebido sangue de outro doador;
- As fêmeas não podem estar gravidas ou no cio;
Quem recebe o sangue de um cão doador?
A doação de sangue de cães é realizada para ajudar, apenas, outros cães. Há muitos casos em que um cão necessita de doação de sangue em que, na falta dessa doação, pode vir a falecer.
Os animais que irão receber o sangue do seu cãozinho doador são aqueles que:
- Foram picados por animais peçonhentos;
- Foram atropelados;
- Adquiriram doenças de carrapato;
- Possuem dificuldades respiratórias;
- Possuem pancreatite e intoxicações;
- Possuem hemorragias de todos os tipos.
- Possuem outras doenças.
Benefícios ao doador
O cãozinho doador possui vários benefícios. Um deles é o check-up completo. Pois, ao realizar os exames, você saberá tudo o que o seu animal possui ou não possui.
Em caso, de doenças, você já pode iniciar o tratamento sem demora ou espera por sintomas.
Alguns dos resultados que você obterá do cãozinho incluem: o hemograma completo; todas as doenças virais e bacterianas; todas as doenças de carrapato; erliquiose e brucelose; entre outros exames.
E o melhor, como se trata de exames para doação, todos eles são feitos completamente de graça.
Procedimentos da doação
Depois de tudo ok, o seu cãozinho entra para a sala de coleta de sangue. O tempo estimado para a coleta é de apenas 15 minutos, e não ultrapassa os 30 minutos.
São coletados no máximo 450 ml de sangue e o cãozinho nem sente a extração. O animal precisa ficar quietinho, mas em alguns casos, os veterinários usam sedativos fracos para que ele se mantenha deitado.
O local onde ocorre a coleta, normalmente, é no pescoço, local em que o animal menos sente a agulha. O sangue vai para uma bolsa (parecida a nossas bolsas de coleta) e deve ser mexida para não haver coagulação.
Para a doação de sangue de cães, é necessário que o cão permaneça em jejum por 4 horas antes da coleta. Após a coleta, a clínica fornece alimentos saudáveis para a recuperação do bichinho.
A doação pode ser feita a cada 3 meses. Porém, todas as vezes é necessário que se faça novos exames, para saber se o animal continua saudável para a doação.
Como é a armazenagem do sangue e quais são os locais da coleta?
O sangue coletado do seu cãozinho fica armazenado em uma bolsa a 8ºC por até 35 dias.
Ele pode ser dividido em até 2 bolsas diferentes para salvar duas vidas com o sangue total. Ou pode ser processado para que gere 3 hemocomponentes diferentes: o concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e o plasma.
A doação de sangue de cães é pedida com frequência porque, como vimos, a validade do sangue coletado tem um curto prazo. E o número de animais que precisam do sangue é sempre bem alto.
A doação pode ocorrer em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.