Você sabia que cuidar da saúde bucal do seu cão é muito importante? Muitas pessoas acham que é uma prática desnecessária, porém os veterinários especialistas recomendam e muito. Por esse motivo, você deve estar sempre atento a cuidar dos dentes do seu cachorro, pois dessa forma evita doenças e mau-hálito.
Como toda prática canina, o ideal é que o costume de escovar os dentes seja desde filhote, dessa forma fica muito mais fácil.
Se o seu cão já for adulto, fica um pouco mais complicado, mas nada de absurdo, com o tempo o animal se acostuma. Sem mais enrolação, hoje vamos te ensinar a escovar os dentes do seu cão, confira.
Quais são os itens que devo utilizar no processo?
Os poucos os itens que serão necessários para escovar os dentes do cão são basicamente os mesmos que nós humanos utilizamos, porém, adaptados para cachorro.
Para a escovação, você pode optar por uma escova de dentes para cachorros ou um dedal.
As duas alternativas são excelentes, a sua escolha dependerá do que for mais confortável para o animal e mais fácil para o dono que for escovar.
Outro item fundamental é a pasta de dente, ela precisa ser uma pasta especial para cães, de preferência com um sabor que seja geralmente agradável para os caninos, como carne, por exemplo.
Pasta de dente comum em cachorros? Jamais!
Nunca cometa o erro de utilizar a sua pasta de dente no seu cão, pois certamente não irá fazer bem para o intestino do cão, podendo causar até doenças e um desconforto grande no animal.
Por isso lembre-se sempre: o que é para humano, é para humano, deixe seu cachorro com produtos e objetos adaptados para ele.
Se você sem querer cometeu esse erro, leve o seu cão a um veterinário imediatamente.
Quais são os passos para enfim escovar os dentes do meu cão?
Agora que você já sabe o que deve ter em mãos para o processo, chegou a hora de aprender a colocar em prática. É preciso ter muita paciência nas primeiras vezes, porém, não desista! Confira abaixo o passo a passo:
Acostume o seu cão
Você não pode chegar usando a escova de dente ou o dedal logo de cara. O primeiro passo é acostumar o canino de maneira suave, com seu dedo indicador.
Acostume o seu cão com o sabor da pasta massageando-a suavemente nos dentes e na gengiva no cão.
Alguns cães não gostam, viram a cara e tentam evitar, já outros acabam até mesmo se divertindo, isso vai depender muito pois cada animal tem sua personalidade.
O importante é não desistir e insistir sempre com delicadeza e paciência, de resto fique tranquilo que o animal se acostuma com o tempo.
Utilize a escova de dente ou dedal
Após seu cão se acostumar com o seu dedo, chegou a hora de utilizar a escova de dente.
Essa etapa exige muita cautela e carinho, já que pode assustar o cão, afinal é um objeto estranho que entra na boca dele.
Faça devagar e com bastante delicadeza para seu cão se acostumar mais rápido e não machucá-lo.
O tempo de costume varia de animal para animal, mas geralmente com uma semana eles já começam a aceitar melhor a ideia.
O ideal é fazer essa prática em algum momento de descontração e brincadeira, isso facilita o processo.
Faça com frequência
É importante manter essa rotina de escovação dental no seu cão. Se puder fazer todos os dias, é perfeito, mas se não consegue, tente ao menos umas 3 vezes por semana.
Deixe a vida do seu melhor amigo mais colorida com a Box do Pet!
A Box do Pet é um clube de assinatura de cães que contém caixas com itens adoráveis para seu cão, além de conter também petiscos e objetos de qualidade para melhorar a saúde do seu cãozinho.
Assine a Box do Pet e garanta a felicidade do seu cão, a vida dele nunca mais será a mesma!