Todos os cães estão sujeitos a sofrer com infestações de CARRAPATOS. Ele é um parasita extremamente adaptado ao ambiente no qual os cães vivem.
Os carrapatos se alimentam de sangue e podem percorrer distâncias relativamente grandes para encontrar alimento e ficam escondidos em frestas e outros ambientes secos.
Geralmente atacam no início da primavera até o fim do verão. Podem ser encontrados em todos os cantos, desde áreas urbanas à parques e se proliferam rapidamente em um ambiente. Os registros fósseis sugerem sua existência há pelo menos 90 milhões de anos e há mais de 800 tipos no mundo.
Que problemas os carrapatos podem trazer?
Além do incômodo causado, os carrapatos podem transmitir doenças graves para animais e pessoas, podendo até colocar suas vidas em risco. Em geral, estas infecções são de difícil diagnóstico e exigem tratamento prolongado.
Ciclo de vida dos carrapatos
Ovos
As fêmeas procuram locais secos e altos para realizarem a postura de seus ovos, como: teto da casinha, estrado de cama, frestas em paredes e muros, etc. Cada fêmea pode dar origem a mais de 2.000 ovos.
Larvas
Os ovos eclodem dando origem às larvas que procuram os pets para se alimentarem de sangue. Depois de alimentadas, as larvas descem ao ambiente para a próxima fase do seu desenvolvimento.
Ninfas
No ambiente, as larvas se transformam em ninfas e novamente sobem no animal, alimentando-se de seu sangue. Logo após, as ninfas descem ao ambiente para a última fase de seu desenvolvimento, transformando-se em carrapatos adultos.
Carrapatos Adultos
Os carrapatos adultos se fixam nos cães para se alimentarem de seu sangue. As fêmeas se desprendem e descem para o ambiente à procura de um local ideal para colocarem seus ovos.
Principais doenças transmitidas por carrapatos
Erliquiose
Infecção bacteriana causada pela Ehrlichia sp que afeta principalmente cães, podendo também afetar pessoas. Entre os sintomas são relatados prostração, perda de apetite, sangramento nasal e cutâneo e anemia grave.
Babesiose
Doença transmitida pelo protozoário Babesia canis. Os animais infectados apresentam prostração, letargia e emagrecimento progressivo.
Febre Maculosa
Zoonose transmitida pela bactéria Rickettisia rickettssi. Cães e seres humanos infectados vão apresentar graves sinais clínicos, podendo levá-los à morte.
Tratamento preventivo
Não há um tratamento preventivo contra as doenças do carrapato. Por isso, é muito importante que o tutor sempre mantenha seu cão o mais livre de carrapatos possível. Neste ponto, um produto que cumpre muito bem essa função é oNexgard, que é oferecido na assinatura mensal do Box do Pet.
Referências: http://www.nexgardbrasil.com.br/dono-de-cachorro