Cerca de 80% dos cães apresentarão sinais de doença periodontal, incluindo gengivas vermelhas e inchadas, mau hálito, dor e perda de dentes. E as raças de cães de pequeno e médio porte são especialmente suscetíveis à problemas com o sorriso.
Seu cão vai precisar desse sorriso por um longo tempo
Se não for tratada, a doença periodontal progride para a acumulação de placas, recessão gengival, dentes soltos, mau hálito, inflamação e sangramento das gengivas. Eventualmente, pode chegar a perda de dentes, infecções bucais e mesmo má saúde geral.
Mau hálito é geralmente o primeiro sinal de que seu cão tem problemas de saúde bucal, mas você precisa um pouco mais do que apenas hálito fresco para mantê-lo saudável. Uma rotina fácil de cuidado da saúde oral (é a chave do sucesso) é extremamente importante para a saúde a longo prazo do seu cão e igualmente reduz a probabilidade da doença periodontal. Do desconforto ao seu cão às visitas dispendiosas ao veterinário para uma limpeza dos dentes, que usualmente necessitam de anestesia geral.
Em suma, é hora de se comprometer com um plano de ação! Abaixo, uma rotina, desenvolvida por especialistas em saúde oral, que funciona.
Os quatro passos para garantir que seu cão tem uma boca saudável e um sorriso lindo
O bom cuidado oral para os cães não é tão diferente do que é para as pessoas. Nós escovamos, enxaguamos, e (esperançosamente) passamos o fio dental; A mesma abordagem multifacetada funciona para cães.
1. Mecânica
O modo mais eficaz para limpar os dentes é a ação mecânica do contato direto. Escovar dentes usando creme dental formulado para cães é a melhor defesa. Petiscos e brinquedos desenvolvidos especialmente para o cuidado dental podem também fornecer a abrasão mecânica para limpar os dentes do cão.
2. Enxaguamento
Os enxaguamentos complementam a ação mecânica da limpeza dos dentes, assegurando que toda a boca – dentes, língua, gengivas e palato – receba atenção. Naturalmente, os cães não podem enxaguar e cuspir, então usar um aditivo de fácil aplicação na água para beber é a escolha ideal. Podem também ser utilizados géis e espumas. A chave é escolher um enxágue criado para animais de estimação que tem a formulação certa para prevenir e dispersar o biofilme, que é onde bactérias nocivas associadas com a doença periodontal podem se multiplicar.
3. Dieta
Produtos alimentares específicos para cães também estão disponíveis, geralmente em forma de palitos grandes. Estes alimentos ajudam a limpar os dentes através da mastigação.
4. Crie uma rotina
Assim como cuidar de nossos próprios dentes é uma função diária, o mesmo vale para os cães. É importante selecionar uma rotina que você, como tutor de um animal de estimação, pode convenientemente realizar todos os dias. É por isso que o uso diário de um enxágue bucal para cães, como um aditivo da água pode ser uma ótima ideia.
Adaptado de http://moderndogmagazine.com/articles/how-keep-your-dogs-smile-pearly-white/91746