Assim como os seres humanos, animais de estimação podem desenvolver irritações oculares e doenças que podem causar desconforto. Conjuntivite é uma delas.
Conjuntivite em cães e gatos
Todo mundo sabe a irritante sensação de ter algo em seu olho. Este sentimento irritante pode ser causado por um problema comum conhecido como conjuntivite, que às vezes é referido como “olho cor-de-rosa”. Os donos de animais devem estar cientes de que esta doença também é comum entre gatos e cães e existem maneiras simples de identificar esta condição para procurar o tratamento adequado.
Alguns dos sinais mais comuns de conjuntivite em cães e gatos incluem vermelhidão leve no branco do olho, inchaço nas pálpebras, secreção ocular ou lacrimejamento e estrabismo. Alguns animais de estimação podem até arranhar seu rosto em uma tentativa de aliviar a irritação dos olhos.
A conjuntiva é uma membrana mucosa que reveste a superfície do olho e das pálpebras e cobre o branco do olho. Esta membrana mucosa fornece uma barreira para infecções e também cria uma porção de lágrimas. Quando este tecido fica inflamado é que temos a conjuntivite. As causas comuns da doença em gatos e cães incluem alergias e certas bactérias e vírus.
Especificamente, os gatos podem desenvolver conjuntivite após contrair o herpesvírus felino. Um vírus que é conhecido por causar infecções respiratórias superiores em gatos, semelhante ao resfriado comum. Este vírus é extremamente predominante em gatos e pode aparecer a qualquer momento em um gato estressado, como quando novos gatos são adicionados a uma casa. Em comparação, os cães geralmente desenvolvem a doença à medida que amadurecem durante a adolescência. Veterinários mais frequentemente atribuem este tipo de conjuntivite a vírus ou alergias.
Vacinação de cachorros e gatos de rotina podem reduzir drasticamente o risco de conjuntivite viral. Para diminuir ainda mais o risco do seu pet, limite sua exposição a outros animais que estão exibindo sinais de doença ocular e podem ter conjuntivite infecciosa. Se você vir um animal com olhos vermelhos e inflamados, ou quaisquer outros sintomas, tente evitar que seu animal de estimação entre em contato com eles.
Como tratar?
Existem tratamentos específicos que podem ser adaptados para o seu pet, dependendo da causa da doença. Por exemplo, quando associada ao herpesvírus felino pode ser tratada com medicamentos antivirais combinado com métodos para reduzir o estresse. Isso pode melhorar drasticamente desconforto associado com esta forma específica de conjuntivite.
Se você observar quaisquer sinais de conjuntivite em seu pet, ou qualquer de desconforto nos olhos, consulte seu veterinário. Ele é a pessoa indicada para desenvolver um plano de tratamento para o seu animal de estimação.
Referências: http://moderndogmagazine.com/articles/conjunctivitis-and-your-pets/99934