Você já deve ter visto o desespero daquelas pessoas que perderam os seus animais de estimação, não é? Eles distribuem cartazes e oferecem recompensas. Por isso, adquirir um microchip para cães e gatos é uma boa ideia.
Com o microchip, você consegue a localização do pet e sem causar nenhum dano a ele.
Você verá que o microchip para cães e gatos não tem muitos gastos e não irá irritar o seu animal. Por isso, é seguro e pode nos ajudar e muito na hora de localizar os nossos bichinhos.
Microchip para cães e gatos
Muitas pessoas têm ouvido falar na tecnologia que pode até salvar vidas. Contudo, nem todos estão seguros quanto a sua veracidade. Pois bem. O microchip além de útil, é confiável.
O microchip ou micro-circuito eletrônico é um aparelho que guarda um código único e inalterável para implantar em animais.
Esse código está localizado dentro de um vidro cirúrgico, revestido com uma substancia biocompatível com a pele do animal. A peça possui o tamanho de um grão de arroz.
Como funciona o microchip para cães e gatos e porque usar?
Esse pequenino microchip contém todos os dados possíveis do seu animal, como nome e pedigree. Ele também guarda todas as informações do dono, como nome, endereço e contato.
O aparelho só pode ser lido por leitores de microchip, não sendo possível obter outra forma de leitura. O especialista implanta o microchip ao aplicar uma injeção no dorso do seu bichinho. O seu animal nem irá sentir.
Usar um microchip para cães e gatos pode facilitar na hora de entrar em contato com o dono do animal. Embora esses microchips ainda não possuam GPS, só com os dados do dono, já se saber a quem o animal pertence.
O uso de microchips para cães e gatos é obrigatório para viagens internacionais. Assim, não é preciso se preocupar muito caso o seu animal seja roubado ou se perca.
Quais animais podem usar o microchip?
Basicamente, todos os animais podem possuir o seu microchip. Peso, idade e raça não serão interferências.
Só o que os veterinários aconselham é que o seu animal possua mais de 2 meses de idade para utilizar um microchip. No entanto, pesquisas apontam que a partir do 10º dia de vida, o animal já pode possuir seu microchip.
Qual a validade do microchip?
A princípio, o microchip não possui validade, ou melhor, ele irá durar toda a vida do seu animal. O motivo é que o microchip não possui bateria, assim ele só é utilizado quando um leitor extrai suas informações.
Como o seu material é de vidro, sua estimativa de vida é de mais de 100 anos. Dessa forma, não há perigo que o microchip não dure durante a vida do seu animal.
Quais as vantagens de se usar microchips para cães e gatos?
Como já mencionamos, o principal motivo é a localização do animal. Pois, muitas das vantagens são para nós, humanos, também.
Sabe quando o seu animal se perde nas ruas ou é roubado por alguém? Sempre há aquelas pessoas que sentem tanta falta do bichinho que chegam a ficar doentes ou entram em depressão. Crianças e idosos, por exemplo.
Quando essas pessoas sabem que o animal possui um microchip, a probabilidade de elas ficarem doentes, com essa perca, são mais baixas. Afinal, elas acreditam que o animal será rapidamente encontrado.
Muitas pessoas quando encontram um animal na rua, acabam não devolvendo por falta de informações do seu legítimo dono. Embora haja vários cartazes, o animal pode ter sido encontrado em outra vizinhança que não possua tais cartazes.
A implantação do microchip se faz necessário, quando os animais são muito curiosos e quando você está prestes a mudar o seu local de morada.
Para implantar um microchip para cães e gatos, o valor varia entre R$100,00 e R$150,00. É um valor muito acessível para todos aqueles que amam os seus animais.