As infestações de PULGAS representam problemas frequentes na vida dos animais de estimação, tanto pelo desconforto como pelas doenças que podem causar, como a DAPE (Dermatite Alérgica por Picada de Ectoparasitas), uma reação alérgica às picadas de pulgas e carrapatos.
As pulgas representam uma ameaça no verão. Contudo, em países tropicais, como no Brasil, elas podem causar problemas durante o ano todo. O controle e eliminação desses parasitas dependem do tratamento contínuo do animal e do ambiente infestado.
Que problemas as pulgas podem trazer?
Quando um cão é infestado por pulgas durante um longo período, ele também desenvolve um quadro de anemia que, se não for tratado, pode levá-lo à morte.
Poucos sabem também que cães com pulgas estão mais expostos a verminoses. Isso acontece porque as pulgas, suas larvas e ovos têm vermes (sim, você leu certo: as próprias pulgas vêm infestadas). Ao se coçarem e lamberem, eles acabam engolindo esses vermes e ficam doentes – diarreia e sangue nas fezes são sintomas dessa verminose. Em casos mais graves, o cachorro também pode ter anemia.
Em humanos, as picadas das pulgas formam machucados que coçam e incham.
Ciclo de vida da pulgas
Ovos
Uma pulga adulta pode colocar de 20 a 50 ovos por dia, ou seja, uma única pulga pode produzir até 2.000 ovos em sua vida.
Os ovos depositados sobre a pelagem do animal são escorregadios e acabam caindo no ambiente. Podem ser encontrados principalmente onde o animal passa a maior parte do tempo (chão, caminha, sofá, tapete, carpete, etc.)
Larvas
Após alguns dias, os ovos eclodem, dando origem às formas larvais. As larvas se alimentam de matéria orgânica, como por exemplo, fezes de pulgas adultas.
Por não gostarem de luz, as larvas se escondem em locais escuros penetrando profundamente em frestas de piso ou sofá, camadas profundas de tapetes e carpetes, etc.
Pupa
Após se alimentarem, as larvas produzem um casulo resistente que serve como proteção até completarem seu desenvolvimento. Essa fase conhecida como pupa, é a mais resistente e difícil de eliminar, pois, além de pequenas, são impermeáveis e ficam escondidas, podendo sobreviver por até 6 meses no ambiente. Quando as condições ambientais forem ideais, as pupas eclodem dando origem a novas pulgas.
Os animais podem se infestar de diferentes formas: pelo contato com os animais, durante o passeio, no quintal onde vivem e em ambientes infestados.
Pulga Adulta
É a fase mais visível pelos proprietários, pois são encontradas sobre os pets. Cada pulga adulta pode picar o animal infestado até 400 vezes por dia.
Quando a pulga é adulta o ciclo se reinicia com a colocação de novos ovos.
Tratamento preventivo
Referências: http://www.nexgardbrasil.com.br/dono-de-cachorro